A Casa das Artes de Felgueiras será palco, nos dias 22 e 23 de maio, da I Edição do Congresso CUIDAR, um evento que se propõe a refletir e debater os desafios que as alterações climáticas representam para a saúde pública. Sob o tema “Saúde e Alterações Climáticas”, o congresso reunirá especialistas conceituados das áreas da saúde, proteção civil e ambiente, promovendo um espaço de diálogo multidisciplinar e crítico.
Organizado com o intuito de promover a partilha de conhecimento, experiências e estratégias de mitigação e adaptação, o congresso CUIDAR promete uma abordagem abrangente e atual sobre o impacto das alterações climáticas na saúde humana. A programação está estruturada em sete painéis temáticos que irão explorar, entre outros tópicos, a evolução temporal das alterações climáticas, as projeções futuras, as tendências demográficas, e as catástrofes climáticas e os seus efeitos na saúde pública.
A iniciativa também dedicará atenção às doenças mais previdentes em resultado das mudanças climáticas, ao impacto dos incêndios rurais na saúde da população e ao papel crucial da proteção civil. A encerrar o congresso, será promovida uma ação prática de mass training em suporte básico de vida, aberta a todos os participantes.
Com esta primeira edição, Felgueiras assume-se como um território atento às emergências globais, apostando na promoção da literacia em saúde e na preparação de respostas eficazes e os desafios de clima.
Fotografia: Município de Felgueiras