22 junho 2025, 01:09
Mais
    InícioVale do SousaROTA DO ROMÂNICO GANHA NOVO FÔLEGO E PREPARA EXPANSÃO À ESCALA REGIONAL

    ROTA DO ROMÂNICO GANHA NOVO FÔLEGO E PREPARA EXPANSÃO À ESCALA REGIONAL

    Published on

    A Rota do Românico entra numa nova era. Na passada quinta-feira, 17 de abril, foi assinado, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, um protocolo de cooperação interinstitucional que promete transformar significativamente o futuro deste projeto turístico-cultural. O acordo envolve a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA), entidade responsável pela gestão da Rota.

    Com este protocolo, nasce o projeto “Rotas do Norte”, sendo a “Rota Românico a Norte” um dos seus eixos centrais. O objetivo é claro: alargar a Rota do Românico a toda a Região Norte, reformulando o seu modelo de gestão e assegurando maior sustentabilidade e impacto cultural e turístico.

    Para o presidente da VALSOUSA, Nuno Fonseca, este é um momento decisivo. “Este protocolo vai revolucionar a Rota do Românico, dando-lhe um novo alento para a sua ampliação, abrindo portas a 86 municípios e garantindo o acesso da rota a financiamento comunitário.” Acrescenta ainda que se trata de uma aposta estratégica para consolidar o Norte como referência cultural e turística.

    A Rota do Românico, criada há 27 anos, inclui atualmente 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Com esta nova etapa, a Rota será integrada num plano mais amplo que inclui outras rotas patrimoniais, como a “Arte e Arquitetura Contemporânea”, “Escritores a Norte” e “Arte Rupestre”, entre outras.

    O presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, destacou o simbolismo do momento, referindo que este é um dia “feliz para a cultura e para o património da Região Norte”. Já o vice-presidente da CCDR-NORTE, Jorge Sobrado, sublinhou que esta assinatura marca “o início da refundação do projeto”, apontando para um futuro com maior capacidade de internacionalização, sustentabilidade e influência.

    Esta iniciativa insere-se no Plano de Ação Regional para a Cultura NORTE 2030, que prevê a valorização de rotas patrimoniais como forma de promover a identidade, a coesão territorial e o desenvolvimento económico através do turismo e da cultura.

    A Rota do Românico ganha, assim, novo fôlego, posicionando-se como um projeto estratégico de valorização do património e motor de desenvolvimento regional para as próximas décadas.

    Fotografia: Rota do Românico

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    FELGUEIRAS AVANÇA COM REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA DO HOSPITAL PARA MELHORAR ACESSOS E SEGURANÇA

    A Câmara Municipal de Felgueiras deu início à requalificação da Avenida Dr. Magalhães Lemos,...

    PAREDES ACOLHE ESTREIA DA TAÇA REGIONAL IBÉRICA DE ANDEBOL DE PRAIA

    O Parque da Cidade de Paredes transforma-se este fim de semana no palco da...

    MUNICÍPIO DE PAÇOS DE FERREIRA FACILITA RECOLHA GRATUITA DE RESÍDUOS VOLUMOSOS

    A Câmara Municipal de Paços de Ferreira continua a disponibilizar, de forma totalmente gratuita,...

    CÂMARA DE PAREDES ADQUIRE NOVO TERRENO PARA ABRIR VIA DE LIGAÇÃO COM RECAREI

    O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, assinou esta quarta-feira, 18 de...

    FESTIVAL SETENTRIONAL ESTREIA-SE EM PENAFIEL COM PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA NO PONTO C

    De 1 a 10 de julho, o Festival Setentrional assinala a sua primeira edição...