A rede de abastecimento de água no concelho de Paredes vai ser alargada em mais de 17 mil metros, beneficiando 474 novos utilizadores. A expansão será realizada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Paredes (SMAS) e abrangerá as freguesias de Sobrosa, Vila Cova de Carros, Baltar, Parada de Todeia, Cete, Paredes, Vandoma, Astromil, Mouriz e Louredo.
Desde que o Município de Paredes assumiu a gestão da rede de água e saneamento, em maio de 2023, já foram construídos mais de 3500 metros de rede, permitindo o abastecimento a cerca de 1090 novos utilizadores em várias freguesias, incluindo Rebordosa, Sobrosa, Lordelo, Paredes, Vandoma, Cete, Beire, Bitarães, Baltar e Madalena.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destaca que este investimento é estratégico para o concelho, melhorando a qualidade de vida da população. O autarca sublinha ainda que algumas freguesias não tinham qualquer cobertura de rede de água ao domicílio, como era o caso de Beire. Segundo Alexandre Almeida, a gestão municipal da água permitiu avançar com projetos como a criação do novo lar de idosos de Beire.
O município planeia continuar a investir na expansão da rede, garantindo que mais freguesias passem a contar com abastecimento de água ao domicílio nos próximos tempos.