12 outubro 2025, 23:58
Mais
    InícioVale do SousaParedesJuntos Por Paredes apresenta moção de recomendação para Implementação do Plano Municipal...

    Juntos Por Paredes apresenta moção de recomendação para Implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação no concelho

    Published on

    Na última Assembleia Municipal de Paredes, o grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A apresentou uma moção de Recomendação para a Implementação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, no concelho paredense.

    Segundo o grupo, a moção “tem como base valores fundamentais de justiça e inclusão, visando o fortalecimento de uma sociedade mais igualitária e democrática”.

    O grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A diz reconhecer a “importância da promoção da igualdade e da não discriminação como pilares essenciais para uma comunidade justa e inclusiva”. E acrescenta que, foi “com esse compromisso que foi apresentada a moção, que visava alinhar Paredes com os princípios da igualdade de género, étnico racial, sexual e outras formas de diversidade”, salientando que, na região, o concelho de Paredes é “o único que ainda não tem implementado este Plano Municipal”, tendo conhecimento que no concelho do Porto o mesmo está em vias de conclusão”.

    Os Planos Municipais para a Igualdade representam compromissos políticos das autarquias no combate a todas as formas de discriminação e violência, promovendo a cooperação local para corrigir fatores de desigualdade e discriminação, e introduzir boas práticas.

    Apesar da reprovação da moção, o grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A reconhece que “a autarquia tem desempenhado atividades e iniciativas em prol do papel da mulher na sociedade”. Ainda assim, lamenta “a reprovação da moção. A reprovação da moção representa um revés nos esforços para promover a igualdade e a não discriminação, em Paredes”.

    O grupo municipal Juntos Por Paredes NC/A reforça a “vital importância de perseverar na defesa dos valores de igualdade e inclusão, enquanto reconhecemos o papel essencial da mulher na edificação de uma sociedade mais justa e equitativa. Independentemente da eventual reprovação de nossa moção de recomendação, instamos veementemente o executivo da Câmara Municipal de Paredes a empreender todos os esforços necessários para implementar o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação em Paredes”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    LOUSADA PARTICIPA EM PROJETO EUROPEU PARA COMBATER ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO

    O Município de Lousada integra o consórcio europeu do projeto Stereotype Trap, uma iniciativa...

     MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CONDENAÇÃO DE MULHER ACUSADA DE MATAR COMPANHEIRO

    O julgamento de Dayane Souza, de 35 anos, acusada de matar o companheiro Joaquim...

    EMPRESÁRIO LOUSADENSE CONDECORADO PELO PRESIDENTE DE ANGOLA

    O lousadense António Cunha foi agraciado pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

    VITORINO ANTUNES ASSUME COMANDO TÉCNICO DO SPORT CLUBE DE FREAMUNDE

    O Sport Clube de Freamunde anunciou Vitorino Antunes como novo treinador da equipa principal....

    CONCURSO ESCOLAR DA ROTA DO ROMÂNICO REGRESSA PARA NOVA EDIÇÃO

    A Rota do Românico lança a sétima edição do seu concurso escolar, que decorre...