Estão a decorrer buscas na Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
A Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) confirmou as buscas, que começaram ao início da manhã, desta sexta-feira, 22 de março.
Segundo a PGDP, em causa está um eventual crime de poluição no Rio Ferreira, área do município de Paços de Ferreira.
As buscas, que decorrem desde as 7h da manhã, “têm em vista diligências de buscas e pesquisas informáticas e a apreensão de documentos físicos, dados e documentos informáticos e outros meios de prova”, segundo o comunicado da PGDP.
As diligências estão a ser executadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR) através das suas estruturas de Investigação Criminal (IC) e de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), e pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) através da Equipa de Inspeção Ambiental, sob a direta orientação e na dependência funcional do magistrado do Ministério Público titular do inquérito.
A GNR e a IGAMAOT dão cumprimento a 11 mandados de busca domiciliária e 9 mandados de busca não domiciliária, designadamente a entidades públicas, incluindo uma autarquia local, e a sociedades comerciais, nas áreas territoriais das comarcas do Porto Este, Porto, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria e Lisboa, executando ainda decisões que determinaram pesquisas informáticas e apreensões.
Em frente ao edifício dos Paços do Concelho é possível confirmar o forte aparato policial.