Nove meses e dez dias depois, o Lodares voltou a ganhar um jogo oficial. No dérbi lousadense, em Macieira, os comandados de Joel Marques colocaram um ponto final à crise de resultados e triunfaram por duas bolas a uma.
A equipa da casa entrou bastante forte, mas sempre com mais coração do que cabeça, deixando as evidentes fragilidades a olho nu. Aproveitou isso, da melhor forma, o conjunto visitante, que conseguiu suster os ataques rubro-negros e conseguiu ir equilibrando o jogo. Telmo Pinto e Leonel Silva colecionaram diversas ocasiões de golo desperdiçadas pelos macieirenses, algumas delas flagrantes. Pelo meio, num lance que gerou alguma controvérsia, Hugo Freitas caiu na área, mas Rúben Sousa mandou seguir.
Ao intervalo, o técnico dos forasteiros pegou na velha máxima “A sorte conquista-se” e procurou incutir outra dinâmica… claramente em busca da sorte. E teve-a. Rafael Silva foi a cartada decisiva para dar um “safanão” no desafio, deixou um primeiro aviso no início da segunda metade e Hugo Freitas, á passagem dos 68 minutos, passou dos avisos aos atos, inaugurando o marcador com um belo pontapé de ressaca. O golo serviu como um autêntico despertador. O Macieira, em detrimento das entradas de Toninho e Jorge Teixeira, voltou a assumir as rédeas do jogo e aos 82 minutos, Miguel Cunha conseguiu empatar de cabeça, dando o melhor seguimento a uma boa solicitação de Nuno Magalhães na esquerda e fez o público afeto à turma da casa acreditar.
Contudo, desta vez, o futebol não ia falhar ao Lodares e os três pontos seguiram com os forasteiros, graças a uma estupenda iniciativa individual de Rui Pinheiro que levou tudo à frente, incluindo o guardião Carlos Pinto. No último suspiro da partida, os locais alegaram que Diogo Martins faz carga sobre um oponente, numa hipotética situação passível de castigo máximo, mas o juiz manteve-se incólume aos protestos. Para a história, o Lodares consegue a redenção à 20ª jornada e livra-se do fardo de não vencer desde a ronda inaugural.
FICHA DE JOGO
Macieira 1 – Lodares 2
Local: Campo dos Pedrosos, em Macieira
Ao intervalo: 0-0
Golos: Hugo Freitas (68), Miguel Cunha (82) e Rui Pinheiro (90+3).
Macieira: Carlos Pinto, Luís Magalhães (Tozé, 79), João Moreira (Zé Miguel, 67), Luís Moreira, Miguel Dias, Hugo Parente (Pedro Ribeiro, 67), Luís Gabriel (Jorge Teixeira, 67), Nuno Magalhães, Miguel Cunha, Telmo Pinto e Leonel Silva (Toninho, 56). Treinador: Joel Machado.
Lodares: Diogo Martins, Dave, Carlos Pinheiro, Rodrigo Borges, José Sousa, Carlos Nogueira, João Ribeiro (Joaquim Vieira, 67), Rafael Lopes (Pedro Ferreira, 76), Rui Pinheiro, Tiago Chamusca (Rafael Silva, 46) e Hugo Freitas (Gabriel Bessa, 83). Treinador: Joel Marques.