Dos movimentos seniores, aos ranchos folclóricos, passando pelos cavaquinhos, futebol, grupos de bombos e corais, comissões de festas e confrarias, houve música para “todos os gostos”, no 20.º Encontro de Cantadores de Janeiras, que decorreu no Auditório Municipal de Lousada, a 19 de janeiro. Treze grupos distintos, com treze músicas diversificadas, cantaram e divertiram-se numa noite de alegria e animação.
Participaram na iniciativa o Movimento Sénior de Vila do Torno e Alentém, o Rancho Folclórico São Joanino (Covas), o Cristelos Sport Clube, o Grupo de Cavaquinhos de Vilar, o Grupo de Bombos Amigas da Terra (Covas), o Grupo Coral da Paróquia de Cernadelo, a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Conceição (Cristelos), a Paróquia de Nespereira, a Associação Águias de Figueiras, a Confraria dos Ermitões da Senhora Aparecida, a Juventude Mariana Vicentina (São Miguel), a Comissão de Festas do Sr. do Padrão (Santo Estêvão) e as Danças e Cantares Figueiras e Covas.
Para Manuel Nunes,este é um momento que “representa a memória imaterial da comunidade e, como tal, convém que se mantenha viva alguma desta prática. Esta é uma forma de incentivarmos a comunidade a manter vivas as tradições e também a partilhá-las. O que nós fazemos com este encontro é que, quem gosta, possa assistir às janeiras e, se quiser, praticar nos diversos grupos. É tentar manter viva uma certa forma de ligar as pessoas à comunidade. Aliás, como se pode perceber, temos grupos muito diversos, desde os mais novos aos mais velhos, e todos eles unem-se neste dia com o espírito de partilharem os diferentes cantares e as diferentes formas de cantar as janeiras”.
O vereador lousadense da cultura afirma que “as janeiras são democráticas, ou seja, aceitam toda a gente e qualquer pessoa pode participar. Muitas destas pessoas juntam-se de forma informal com algum objetivo e depois replicam isto por todo o concelho”.
Todos os grupos subiram ao palco e cantaram e “encantaram” a plateia que ficou “composta” para ouvir as diferentes músicas interpretadas pelos lousadenses.
No final, e já no exterior do Auditório Municipal, os vários grupos reuniram e cantaram e dançaram entoando em conjuntos várias músicas populares portuguesas, num momento de partilha e muita animação.




























































































































































