Cerca de 2050 escolas em Portugal vão ser distinguidas com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2025, numa cerimónia que terá lugar esta quinta-feira, 23 de outubro, no Multiusos de Paredes. O evento decorre entre as 9h e as 17h, reunindo cerca de 4 mil participantes, entre alunos, professores e autarcas, e é organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) em parceria com a Câmara Municipal de Paredes.
A iniciativa visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito do Programa Eco-Escolas, que incentiva a sustentabilidade e a ação ambiental, seguindo a metodologia dos 7 Passos. Neste ano letivo, as ações centrais focaram-se em Água, Resíduos, Energia, Biodiversidade, Espaços Exteriores e Ação Climática.
Em Paredes, 30 escolas públicas foram galardoadas, representando 75% do total de escolas do concelho: Grande Colégio de Paredes, Colégio Casa-Mãe; CESPU – Instituto de Formação Profissional; EB da Serrinha; EB1 de Rebordosa; EB de Vilela; JI São Marcos; EBS de Rebordosa; EBS de Vilela; JI da Pulgada; EB de Recarei; EB1 da Sobreira; EBS da Sobreira; JI da Lage; JI de Lagar; JI de Astromil; EB de Gandra; EB de Cete; EB de Baltar; EB 2/3 de Baltar; ES Daniel Faria; EB1 de Lordelo; EB2 de Lordelo; EBS de Lordelo; JI Estrebuela; JI Carreiras Verdes; JI do Monte; EB de Bitarães; EBS de Paredes e EBS de Cristelo.
No país, os distritos do Porto, Lisboa, Aveiro e Braga concentram mais de metade das escolas premiadas, num total de 924.504 alunos envolvidos no programa.