No evento organizado pelo PS Lousada, em parceria com a distrital do PS, que decorreu no sábado (15), houve uma sessão aberta ao público que contou com a presença de vários autarcas da região, deputados, empresários para debater o futuro da região do Tâmega e Sousa.
Na sessão que contou com a intervenção de Nelson Oliveira, assim como a participação de Pedro Machado, o destaque foi dado à exposição técnica de Elisa Ferreira, ex Vice Governadora do Banco de Portugal e Comissária Europeia, Alexandre Almeida da AEP e António Figueiredo da FEP. O encerramento contou com a presença do SG do PS, Pedro Nuno Santos.
Segundo um comunicado do PS Lousada enviado às redações, o PS indica que, no que toca ás iniciativas em causa, “pretende propor a criação de uma estrutura de missão que envolva todos os partidos, autarcas, empresários e instituições da região num valor global de investimento calculado de 3 mil milhões de euros e que versem áreas como a transformação digital, infraestruturas, formação e ensino superior, capacitação da juventude e com o foco nas empresas e no emprego”.
Para Elisa Ferreira, lê-se no mesmo comunicado, “face à experiência que tem na criação de muitas estruturas de missão, o problema junto da União Europeia não é financeiro mas sim linhas orientadoras, estabilidade entre os principais intervenientes políticos e visão empresarial comum”.