07 novembro 2025, 14:40
Mais
    InícioVale do SousaLousadaHabit(arte) com instalação artística de Boldalo II

    Habit(arte) com instalação artística de Boldalo II

    Published on

    Um habitat corresponde a uma área ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. Das florestas, aos rios, os habitats podem estar representados sob muitas formas.

    Ao longo deste mês é dada a possibilidade de conhecer as instalações artísticas e documentários que celebram os habitats e animais únicos de Lousada.

    Dia 10 de outubro, quinta-feira, vai ser exibido o documentário que reúne algumas das memórias mais antigas e mais marcantes da @Mata de Vilar – Pulmão de Lousada, uma floresta emblemática que conta já com mais de um século de história. A entrada é livre, mas  sujeita a inscrição em https://forms.gle/Fjkko1wazaMPd9pS9

    No dia 25, sexta-feira, o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, em Lousada, vai ser palco da mostra de uma intervenção artística única, com a inauguração do mural “A vida debaixo de água”, uma obra do talentoso artista Tiago Hacke.

    O mural explora a vida subaquática, trazendo luz à riqueza e diversidade dos ecossistemas aquáticos, com especial destaque para os charcos da região. Através desta instalação artística, Hacke convida o público a refletir sobre a importância da conservação dos habitats aquáticos, e a necessidade de proteger as massas de água e as espécies que delas dependem.

    A inauguração vai ser às 15h, com entrada livre. Esta é uma oportunidade para todos, especialmente os amantes da arte e da natureza, se conectarem de forma criativa com o ambiente.

    No dia 31 de outubro, quinta-feira, o encerramento do programa Habit(arte) conta com a  inauguração de uma instalação artística, de Bordalo II. Conhecido pelo seu trabalho inovador, que transforma resíduos em obras de arte impactantes, Bordalo II traz a sua visão para o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, em Lousada.

    A instalação foca-se na temática da Cornélia (Lucanus cervus), no âmbito da coleção – Big Trash Animals – feita a partir de plásticos e outros materiais descartados, com o intuito de alterar os comportamentos consumistas, e de forma a salvaguardar os habitats naturais de todas as outras espécies com quem compartilhamos o planeta.

    Em todo o seu trabalho, Bordalo II acaba por utilizar os mesmos materiais que são muitas vezes a causa da destruição dos ecossistemas e da morte dos próprios animais.

    A inauguração está agendada para as 15h, e convida-se o público a refletir sobre a relação entre arte, lixo e natureza.

    Este evento faz parte da programação Habit(arte), uma iniciativa que celebra o Dia Mundial do Habitat, que promove o diálogo entre arte e ecologia.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    “PELOS CAMINHOS DA ÁGUA” PROMETE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA  

    No próximo dia 15 de novembro, entre as 9h e as 12h, o Complexo...

    CASTELO DE PAIVA CELEBROU 189 ANOS DE ATRIBUIÇÃO DO NOME DO CONCELHOdo nome do concelho

    O Município de Castelo de Paiva assinalou na manhã de quinta-feira, 6 de novembro,...

    “SORRISOS DE ESPERANÇA” PROMOVE NOITE DE FADO SOLIDÁRIA EM SOUSELA

    O grupo de voluntariado Sorrisos de Esperança, sediado em Lousada, prepara-se para dar continuidade...

    NOVO MANDATO AUTÁRQUICO ARRANCA COM EQUILÍBRIO POLÍTICO

    A 5 de novembro teve lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a...

    SÃO MARTINHO 2025: PENAFIEL CELEBRA TRADIÇÃO, SABORES E ALEGRIA POPULAR

    De 8 a 20 de novembro, Penafiel volta a vestir-se de festa para celebrar...