Durante o fim de semana prolongado que inclui a passagem de Ano Novo, vão estar abertos cerca de 190 centros de saúde em atendimento complementar em todo o país. A medida visa reduzir a pressão sobre os serviços de urgência dos hospitais.
No domingo, dia 31, estarão a funcionar 193 centros de saúde e na segunda-feira, feriado e primeiro dia do ano, e na terça-feira haverá 187 centros de saúde operacionais.
Na zona do Vale do Sousa, durante os dias 30 e 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro, vão estar a funcionar a ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul SAC Castelo de Paiva, em Sobrado, a ARS Norte ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte SAC Paços de Ferreira e a ARS Norte ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul SAC Paredes.
Em comunicado, o Ministério da Saúde explica que a medida se insere no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023/2024, operacionalizado pelos agrupamentos de centros de saúde e administrações regionais de saúde em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.
O Ministério da Saúde apelar aos utentes que, em situação de doença aguda não emergente, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, contactarem o SNS24 para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112.


