A Rota do Românico acrescentou 60 novas sinas no Sistema de Sinalização Turística e Cultural nas autoestradas.
Entre as novas sinaléticas, destacam-se os cinco painéis T2 – Património que estão instalados em três vias rápidas da região, nomeadamente, as autoestradas A11, em Lousada, a A24, em Castro Daire, e a estrada variante à EN224, em Castelo de Paiva.
Os destinos que foram sinalizados nas estradas foram o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, o Mosteiro de Cárquere, em Resende, o Marmoiral de Sobrado, em Castelo de Paiva, e a Igreja de Tarouquela, em Cinfães. Este projeto enquadra-se EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O Sistema de Sinalização Turística e Cultural da Rota do Românico, inclui atualmente cerca de 2700 sinais, distribuídos pela rede viária nacional, regional e municipal dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, e áreas envolventes e é uma das principais estratégias de captação e orientação dos visitantes e turistas.


