Já está aberta a época de plantação 2024/25 e as colaborações entre o Plantar Lousada e os programas educativos – #BioEscola e #BioGerações – do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental do Município de Lousada renovam os esforços em prol do envolvimento social pela causa ambiental.
Recentemente decorreu a primeira plantação intergeracional desta época.
A plantação foi realizada no terreno de Jorge Peixoto, um membro da Universidade Sénior de Lousada especialmente sensível à importância e valorização da floresta nativa.
A ação contou com a participação de 6 seniores da Universidade Sénior e 22 alunos da Escola Básica de Figueiras, num verdadeiro encontro de cooperação entre gerações com vista à promoção da biodiversidade. Juntos, plantaram 90 árvores e arbustos autóctones, numa tarde marcada por sorrisos, partilhas e um forte espírito de união.
A convivência entre diferentes gerações demonstrou como o compromisso com o futuro do planeta pode e deve ser um objetivo comum, sem fronteiras sociais ou etárias.
A tarde foi um sucesso, não só pelo impacto ambiental positivo gerado, mas também pela energia positiva que envolveu todos os participantes, reforçando a importância de cuidar da natureza e de preservar as nossas tradições e o nosso património natural. Foram ainda oferecidas 19 árvores aos mais velhos para que os seus jardins e terrenos possam também receber mais diversidade florística.