O empresário e benemérito António Domingos da Silva Barros, fundador da empresa Fibromade S.A., foi distinguido com a Chave de Honra do Município de Paredes, numa cerimónia solene realizada esta segunda-feira, 21 de julho, no Grande Auditório do Centro Cultural de Paredes (CCP). A distinção foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, como reconhecimento “excecional pelo assinalável e honroso contributo para a comunidade paredense.”
A cerimónia, inserida na Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal, serviu ainda para homenagear várias entidades e personalidades do concelho com a entrega das Medalhas de Ouro do Município. As distinções abrangeram áreas como a educação, empresas, desporto, cultura e profissões.
Entre os homenageados referente a empresas estiveram a Casa dos Frangos; Maquimagem; Castelo & Filhos, Lda.; Cunha Supermercados; Oforsep; Evanyrouse; Both Wood S. A.; Justa & Carneiro, Lda; Lignotec; Grupo S. Luís; Casa Coelho (Buraquinha) e Indústria de Mobiliário Boa Are de Pacheco e Silva, Lda. Referente a profissões esteve Aureliano Moreira da Silva (Padeiro) bem como o Comandante dos BV de Paredes, José Luís Morais pela sua carreira. Foram também distinguidos, no que diz respeito à educação, os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Paredes, Cristelo e Lordelo, a Turma do Curso Técnico de Desporto da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, Martim Guedes e a Equipa de Futsal do Aliados FC, na parte do desporto, e personalidades como Joaquim Barbosa (RAC – Rebordosa Atlético Clube), Céu Melo (União Sport Clube Paredes) e Padre Pedro Silva, bem como entidades culturais como a Tuna de Rebordosa e a Associação Clube Jazz de Baltar.
A autarquia aproveitou ainda o momento para assinalar os 25 anos da Geminação com Montereau (França). Alexandre Almeida e o seu homólogo, presidente de Montereau, James Cheron, procederam à assinatura do Juramento de Renovação do Acordo de Geminação Paredes / Montereau.
A sessão solene foi marcada por um ambiente de celebração, gratidão e reconhecimento do papel ativo que empresas, cidadãos e instituições têm desempenhado no desenvolvimento do concelho de Paredes.