O presidente da Câmara Municipal de Lousada destacou os mais de “2500 atletas federados”, nas diversas modalidades, no concelho. Pedro Machado afirmou ainda que, “em Lousada, nunca pretendemos colocar os ovos todos no mesmo cesto, para nós as modalidades são todas iguais, o que queremos é que do lado de lá continue esta dinâmica”.
O autarca lousadense salientou que aquilo que a Câmara dá “é apenas uma ajuda, sem trabalho, que vocês dirigentes fazem, nada disto era possível, nós não conseguimos, nem de perto, nem de longe, termos a excecional resposta que temos em prática desportiva”.
Pedro Machado destacou o “orgulho nos atletas, associações e dirigentes” demonstrado no concelho e referiu que a realização da Gala do Desporto “é uma forma de dizer obrigado. O objetivo desta gala não é enaltecer uns em detrimento de outros, não, é dizer-vos que, enquanto comunidade, temos orgulho na resposta que temos em termos desportivos no concelho, temos orgulho nos nossos atletas, nos nossos treinadores, nas nossas equipas técnicas e temos muito a agradecer aos dirigentes desportivos que dão muito do seu tempo aos clubes”.
Fátima Esteves, da representante da comissão reguladora, garantiu que os nomeados foram escolhidos “em consciência e com elevado sentido de justiça para chegarmos a um consenso final e, posteriormente, apresentar os resultados que chegaram aos clubes para que cada um pudesse manifestar o seu voto”.
A presidente da Cooperativa Lousavidas sublinhou o facto de existirem “muitas modalidades desportivas que estão à disposição de todos, desde as simples caminhadas pela ecopista, até às corridas de rali na Pista da Costilha. Praticar desporto federado, amador, de lazer ou de recriação faz felizmente cada vez mais parte do dia a dia dos lousadenses”, elogiou ainda “o empenho do município na concretização das propostas de melhorias de várias infraestruturas locais, permitindo o crescimento da oferta desportiva no concelho. É de enaltecer ainda todo o apoio manifestado aos clubes e atletas através dos contratos programas, no apoio ao associativismo”.
Lista completa dos vencedores:
Mérito desportivo – João Santos – Associação de Hóquei de Lousada
Prémio dedicação – Paula Oliveira – Academia de Ginástica de Lousada
Modalidade do Ano – Ginástica
Figura Desportiva do Ano – Vítor Valinhas – Hóquei em Campo
Evento do Ano – Lagoas Super Cup – União Desportiva de Lagoas
Best Online – Sub-10 Benjamins AD Lousada – Campeões Futebol
Associação Desportiva do Ano – Futebol Clube Romariz
Equipa do Ano – Equipa Sénior de Ginástica Artística – Academia de Ginástica de Lousada
Atleta Revelação – Rita Guimarães – Futebol Clube Romariz
Dirigente Desportivo do Ano – Helena Sousa – Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estevão
Treinador do ano – Elisabete Ramos – Associação de Patinagem Artística de Lousada
Árbitro/juiz do ano – Vítor Sousa – Automobilismo
Atleta do Ano feminina – Mariana Martins – Centro Cultural e Desportivo da Ordem
Atleta do Ano Masculino – Pedro Moura Pereira – Lousada Século XXI
Atleta do Ano Desporto Adaptado – Manuela Mota – Clube de Ténis de Mesa de Lousada
Foram também entregues prémios aos campeões do concelho e aos atletas que representaram Lousada nas seleções nacionais.

















































































































































































