A romaria de Santa Águeda celebra-se na freguesia de Sousela, em Lousada, no próximo dia 5 de fevereiro. À semelhança de outros anos, esperam-se centenas de pessoas que se juntaram na capela de Santa Águeda e de São Cristóvão. Apesar de esta festa não ter uma programação cultural dita “normal”, muitas são as famílias e o grupo de amigos que se juntam com a “marmita às costas”, perto da capela, e disfrutam do dia.
Santa Águeda é padroeira dos seios e do leite materno porque, segundo a lenda, “os seios lhe foram arrancados, por a virgem ser devota a Jesus Cristo”. Hoje em dia, muitas são as mães que procuram a capelinha da santa em tempo de amamentação e lhe oferecem seios feitos em cera. Santa Águeda também é intercessora pelos tumores nos peitos, sendo por isso, maioritariamente adorada por mulheres.
A romaria acontece num local envolvido na natureza e é organizada pela fábrica da igreja. Santa Águeda só é exposta na própria capela no dia 5 de fevereiro, já que durante todo o ano a santa fica guardada na capela de São Cristóvão, tornando-se estes “companheiros inseparáveis”.
Ao que o Terras do Vale do Sousa conseguiu apurar, a eucaristia em homenagem a Santa Águeda, no dia 5 de fevereiro, será pelas 11h. No domingo seguinte, dia 9, pelas 11h15, decorre outra eucaristia com a bênção dos capacetes e das motas.