06 novembro 2025, 08:03
Mais
    InícioVale do SousaLousadaDebate sobre Orçamento de Estado 2025 em Lousada

    Debate sobre Orçamento de Estado 2025 em Lousada

    Published on

    Diálogo entre líderes e cidadãos em torno das prioridades locais e nacionais

    No dia 16 de novembro de 2024, o auditório Paroquial de Sousela, em Lousada, acolheu uma sessão participativa de discussão do Orçamento de Estado 2025, organizada pelas concelhias do PSD e CDS-PP. O evento contou com a presença dos ministros Castro Almeida e Pedro Duarte, entre outras figuras distritais e locais. A sessão abordou temas essenciais para o país e para a região, e sublinhou o compromisso de um governo próximo das comunidades.

    Diogo Aires, Presidente da Junta da Freguesia de Sousela, eleito pela Coligação PSD/CDS-PP, fez a primeira intervenção da sessão, tendo aproveitado a presença do Ministro da Coesão territorial e com a tutela das Autarquias Locais, para expor uma pretensão das Juntas de Freguesia: Quando é que as Juntas de Freguesia vão poder apresentar projetos e candidaturas a fundos comunitários, visto que até agora o acesso está muito limitado. Em resposta, o Ministro Castro Almeida afirmou que a partir do próximo ano já vai ser possível.

    Leonel Vieira, presidente da comissão política do PSD Lousada, interveio na sessão para apresentar várias preocupações e propostas. Realçando que as empresas do setor do vestuário e do calçado estão a atravessar imensas dificuldades e que precisam de ser apoiadas. Que em Lousada os organismos públicos que dependem diretamente do Governo têm falta de funcionários, referindo, como exemplo mais preocupante a Conservatória do Registo Predial e Civil que deveria ter nos seus quadros catorze funcionários e que nos últimos dias têm estado no ativo apenas dois.

    Leonel Vieira sublinhou ainda o papel estratégico da linha férrea Vale do Sousa Norte e apelou ao Governo para abraçar projetos como o Complexo Social Engenheiro Bessa Machado e o restabelecimento do protocolo do Serviço de Atendimento Permanente nas urgências no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Lousada que permita aos utentes poderem gratuitamente serem atendidos durante a noite, aos fins de semana e feriados.

    Pedro Amaral, presidente da comissão política do CDS-PP Lousada, destacou que a iniciativa evidencia o projecto de país com que a AD se apresentou a eleições, enfatizando uma visão de esperança no sistema, reforço da qualidade de vida e dos rendimentos. “Este é um orçamento amigo das pessoas e das empresas, sem aumento de impostos e com respostas para diferentes classes profissionais” afirmou, apontando também a importância de um governo próximo dos cidadãos e referindo a relevância da presença do ministro responsável pela execução dos fundos comunitários e do PRR, essenciais para a concretização dos projectos estruturantes para o concelho e para a região.

    O ministro Castro Almeida partilhou as linhas mestras do Orçamento de Estado para 2025, destacando a aposta na coesão territorial e no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Castro Almeida sublinhou que o orçamento é um “marco para um novo ciclo de desenvolvimento em Portugal,” com medidas que promovem investimento, infraestrutura e apoio social. O ministro Pedro Duarte, no papel de presidente da comissão política distrital do Porto do PSD, reforçou a importância do envolvimento dos cidadãos e militantes, salientando que este orçamento traduz o compromisso de melhorar a qualidade de vida em todas as regiões do país.

    A forte adesão ao evento, que contou com representantes de concelhos vizinhos, foi vista como um sinal positivo para a AD (Aliança Democrática). “A energia e mobilização aqui vistas são um excelente presságio para as eleições autárquicas de 2025,” comentou Pedro Amaral. A iniciativa reflete não apenas a dinâmica do PSD e CDS no concelho, mas também o crescente interesse dos cidadãos em contribuir para o futuro do país.

    Com a presença significativa de militantes e simpatizantes, o evento reforçou a mensagem de que o futuro de Portugal passa por uma governação próxima, participativa e voltada para as necessidades reais dos territórios.

    NI PSD.CDS-PP Lousada

    19.11.2024

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    EXPOSIÇÃO “LIVROS PROIBIDOS NA DITADURA DE SALAZAR” EM DESTAQUE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOUSADA

    De 7 a 28 de novembro, a Biblioteca Municipal de Lousada recebe a exposição...

    AUTARQUIA PROMOVE TERCEIRA EDIÇÃO DO CONCURSO DE TALENTOS NA ÁREA DA MÚSICA

    O talento musical dos jovens paredenses volta a estar em destaque com o regresso...

    LOUSADA INDOOR OPEN ARRANCA COM 20 TENISTAS PORTUGUESAS EM AÇÃO

    O w15 Lousada Indolor Open está de regresso ao Complexo Desportivo de Lousada entre...

    MULHER PERDE MALA NUM FURTO À “ESTICÃO”

    Felgueiras registou, na manhã desta quarta-feira, mais um episódio de criminalidade urbana. Uma mulher...

    150 ANOS DA CHEGADA DO COMBOIO A LOUSADA ASSINALADOS COM EXPOSIÇÃO EM CAÍDE DE REI

    As comemorações dos 150 anos da chegada do comboio a Lousada vão ser marcadas...